Nossa História

Como tudo começou

Fé, esperança e desejo de mudança: a origem a CASA DE APOIO IDEAL

Há pouco mais de dez anos a CASA DE APOIO IDEAL era apenas um sonho. Na época a jovem Leandre Dal Ponte, com apenas 24 anos, idealizava um lugar onde as pessoas doentes e humildes, que precisavam fazer tratamento na capital do Estado, pudessem ser atendidas com toda a dignidade e o carinho que precisavam em um momento tão difícil de suas vidas. Esse sonho virou realidade ao longo da última década. Mas poucas pessoas conhecem a luta, o amor e a dedicação que deram origem e consolidaram a IDEAL…

Leandre nasceu no município de Chopinzinho, em família humilde, de 11 irmãos. Sua mãe lavava roupa para sustentar os filhos. Seu pai era pedreiro. Dessas condições ela fez sua maior motivação. Ao invés de aceitar o que a vida lhe colocou ela foi em busca, não apenas de um futuro melhor para si própria, mas de condições para poder ajudar as outras pessoas. Dom este, que leva na alma. Sempre corajosa ainda criança, aos 12 anos saiu de casa para trabalhar em outra cidade, com uma de suas irmãs. Alguns anos depois retornou para Chopinzinho e em seguida para Saudade do Iguaçu, onde se casou com Cleomar Del Gasperin, companheiro fundamental em todas as suas conquistas, há 19 anos.
Aos 21, enfrentou seu primeiro grande desafio: assumir a secretaria de Saúde de Saudade do Iguaçu. O convite foi aceito como um voto de confiança do prefeito da época, Daizi Trento (já falecido), apesar da resistência de várias pessoas e da falta de apoio, devido a pouca idade, mostrou garra e competência. Foi na gestão de Leandre que Saudade do Iguaçu conquistou o primeiro Programa Saúde da Família do interior do Paraná. Fato que mereceu destaque em âmbito nacional.
Nesse período que ela acompanhou de perto o sofrimento e as dificuldades enfrentadas pelas famílias que precisavam vir a Curitiba para fazer tratamentos de saúde. Sem o poder para melhorar as condições precárias em que eles eram recebidos e acreditando que era possível oferecer um atendimento melhor ela idealizou a Casa de Apoio Ideal. Embora a intenção fosse a mais nobre não encontrou o apoio que esperava. Mas também não se deu por vencida. Ano a ano, foi construindo a IDEAL que conhecemos hoje. Com uma rotina que começa às 4 horas da manhã (mantida até hoje), essa mulher corajosa formou uma equipe de profissionais capacitados, começando por ela mesma, que passou por todos os setores: recebeu os pacientes, realizou o transporte, cozinhou e cuidou das contas da casa. Com o passar do tempo deu oportunidade para várias pessoas que como ela vieram do interior, enfrentar as dificuldades da “cidade grande”.

A IDEAL foi fundada no dia 18 de dezembro de 2000. Em uma pequena casa, onde eram atendidos em média 20 pacientes por dia. Em 2006, foi inaugurada a nova sede da Casa de Apoio Ideal, com capacidade para atender até 500 pessoas por dia, sendo a maior capacidade instalada do Estado. Atualmente são atendidos 135 municípios do Paraná, além de outros convênios. Cerca de 400 pessoas por dia são atendidas na CASA DE APOIO IDEAL.

A preocupação e a vontade de oferecer o melhor atendimento também motivou a busca por novas parcerias. Através de convênios com universidades, igrejas e a sociedade em geral são oferecidas atividades sociais, que ajudam a minimizar o sofrimento das pessoas em tratamento de saúde, que precisam muitas vezes, permanecer na capital por vários dias, até meses.
Desta forma a Ideal funciona 24 horas por dia, incansável e comprometida em sua missão que é o Compromisso com a Vida.

Av Prefeito Omar Sabbag, 290 - Jardim Botânico - Curitiba - Paraná - (41) 3087-4300